Como fazer uma live no Instagram? E práticas para ter melhores números

Banner de uma mulher loira com celular na mão mexendo em redes sociais

Em meio a esta pandemia, as lives viraram febre em todo mundo. Feitas por pessoas famosas, os nossos amigos ou marcas, visando esclarecer ou entreter o público. Elas acontecem principalmente no Instagram e estão tendo ótimas repercussões, pois as pessoas querem interagir de alguma maneira, umas com as outras. E você, sabe utilizar esta ferramenta? Confira o passo a passo de como fazer uma live no Instagram e quais são as práticas para ter melhores números de alcance e engajamento melhores.

Primeiro, siga o tutorial completo:

1 – No mesmo local onde estão os stories, você irá procurar o “ao vivo”, para começar sua live.

Print de uma live no instagram

2 – Clique no ícone de tirar foto e aguarde a verificação de conexão.

3 – Após estes 2 processos você estará ao vivo e a plataforma começará avisar seus seguidores, automaticamente. Você poderá ficar ao vivo no período de no máximo uma hora.

Funcionalidades – Os comentários chegarão e você pode interagir com o seu público, consegue visualizar quantas pessoas estão assistindo e também pode convidar alguma pessoa para participar da live com você. Um famoso que está fazendo muito isso é o Fabio Porchat. Ele entrevista uma série de personalidades na live do seu próprio perfil do Instagram.

Passo 4 – Para encerrar a live você deve clicar no canto superior direito e depois você pode compartilhar com seus amigos e ela fica disponível por 24 horas, para quem não conseguiu acompanhar.

Mas por que devo fazer uma live?

Gif de um asiático dizendo "Mas por quê" em inglês

Nas redes sociais você precisa criar um relacionamento com o seu público e humanizar sua marca. Esta é uma maneira das pessoas saberem quem está trabalhando na empresa que elas seguem e começar a criar empatia pelos contribuintes e principalmente, pela marca. Claro, elabore uma pauta para a sua live, com assuntos e conteúdos que agreguem no cotidiano do seu público, ponha em prática o marketing de conteúdo. E não, não venda nada. Este não é o momento.

Quais são as práticas para aumentar os números de engajamento da minha live?

Faça um roteiro

Por mais que você tenha que ser descontraído, o melhor é que você crie pelo menos uma pauta e um roteiro para seguir, assim você não se perde e segue uma linha de raciocínio. E uma outra dica boa é: treine bastante antes de fazer, para que você se sinta seguro.

Sim, você tem que se preocupar com a ambientação

Selecione um lugar da sua casa que seja um bom local, iluminado, sem barulho e que tenha um bom cenário. Se você não tem uma iluminação profissional, não esquenta, pegue um abajur e posicione-o de uma maneira que deixe a iluminação boa também. Outro tópico importante é o áudio. Certifique-se que o seu celular está no silencioso e que não atrapalhe a live.

Se apresente e interaja com quem assiste

Principalmente se o seu perfil for comercial ou público, você deve se apresentar e contar um pouco de você para os telespectadores. Dessa forma você vai cativar o seu público.

Gif de Stich, personagem da disney dizendo olá em inglês

Por último, interaja bastante com seu público. Incentive-os a mandar perguntas sobre seus produtos, marca e etc. Assim, eles sentirão fazer parte da live.

E aí, curtiu nossas dicas de hoje? Compartilha com os amigos e se tiver alguma dúvida, pode mandar nos comentários que a gente responde 😉

Leia nosso texto anterior sobre o Poder das Hasthtags <clique aqui>

Siga nossas redes:

Instagram> http://bit.ly/lumoxagencia

Facebook> http://bit.ly/lumoxface

LinkedIn> http://bit.ly/lumoxlinkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.