Em meio a esta pandemia, as lives viraram febre em todo mundo. Feitas por pessoas famosas, os nossos amigos ou marcas, visando esclarecer ou entreter o público. Elas acontecem principalmente no Instagram e estão tendo ótimas repercussões, pois as pessoas querem interagir de alguma maneira, umas com as outras. E você, sabe utilizar esta ferramenta? Confira o passo a passo de como fazer uma live no Instagram e quais são as práticas para ter melhores números de alcance e engajamento melhores.
Primeiro, siga o tutorial completo:
1 – No mesmo local onde estão os stories, você irá procurar o “ao vivo”, para começar sua live.
2 – Clique no ícone de tirar foto e aguarde a verificação de conexão.
3 – Após estes 2 processos você estará ao vivo e a plataforma começará avisar seus seguidores, automaticamente. Você poderá ficar ao vivo no período de no máximo uma hora.
Funcionalidades – Os comentários chegarão e você pode interagir com o seu público, consegue visualizar quantas pessoas estão assistindo e também pode convidar alguma pessoa para participar da live com você. Um famoso que está fazendo muito isso é o Fabio Porchat. Ele entrevista uma série de personalidades na live do seu próprio perfil do Instagram.
Passo 4 – Para encerrar a live você deve clicar no canto superior direito e depois você pode compartilhar com seus amigos e ela fica disponível por 24 horas, para quem não conseguiu acompanhar.
Mas por que devo fazer uma live?
Nas redes sociais você precisa criar um relacionamento com o seu público e humanizar sua marca. Esta é uma maneira das pessoas saberem quem está trabalhando na empresa que elas seguem e começar a criar empatia pelos contribuintes e principalmente, pela marca. Claro, elabore uma pauta para a sua live, com assuntos e conteúdos que agreguem no cotidiano do seu público, ponha em prática o marketing de conteúdo. E não, não venda nada. Este não é o momento.
Quais são as práticas para aumentar os números de engajamento da minha live?
Faça um roteiro
Por mais que você tenha que ser descontraído, o melhor é que você crie pelo menos uma pauta e um roteiro para seguir, assim você não se perde e segue uma linha de raciocínio. E uma outra dica boa é: treine bastante antes de fazer, para que você se sinta seguro.
Sim, você tem que se preocupar com a ambientação
Selecione um lugar da sua casa que seja um bom local, iluminado, sem barulho e que tenha um bom cenário. Se você não tem uma iluminação profissional, não esquenta, pegue um abajur e posicione-o de uma maneira que deixe a iluminação boa também. Outro tópico importante é o áudio. Certifique-se que o seu celular está no silencioso e que não atrapalhe a live.
Se apresente e interaja com quem assiste
Principalmente se o seu perfil for comercial ou público, você deve se apresentar e contar um pouco de você para os telespectadores. Dessa forma você vai cativar o seu público.
Por último, interaja bastante com seu público. Incentive-os a mandar perguntas sobre seus produtos, marca e etc. Assim, eles sentirão fazer parte da live.
E aí, curtiu nossas dicas de hoje? Compartilha com os amigos e se tiver alguma dúvida, pode mandar nos comentários que a gente responde
Leia nosso texto anterior sobre o Poder das Hasthtags <clique aqui>
Siga nossas redes:
Instagram> http://bit.ly/lumoxagencia
Facebook> http://bit.ly/lumoxface
LinkedIn> http://bit.ly/lumoxlinkedin