Provavelmente você já ouviu falar sobre o termo Growth Hacking. Mas você sabe o que é? Growth Hacking é um termo implementado por Sean Ellis. Segundo ele, a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. Mas o que isso significa?
Um crescimento acelerado é o que a maioria das empresas buscam, especialmente aquelas que estão iniciando suas atividades. O Growth Hacking que vem ganhando muita popularidade nos últimos anos, especialmente entre as startups e se refere a uma nova forma de pensar o Marketing Digital que coloca as empresas no caminho dos seus objetivos, de maneira mais rápida e com o menor uso possível de recursos.
O que exatamente é o Growth Hacking?
Consiste em uma nova forma de adotar estratégias visando o crescimento significativo e acelerado do negócio a partir da identificação dos seus pontos críticos.
Essas estratégias se baseiam na realização de experimentos. São elaboradas hipóteses válidas, que são testadas e dessa forma, possibilitam encontrar brechas ou oportunidades que fará o negócio crescer rapidamente, com base na construção empírica de melhores práticas.
Sean Ellis, profissional que cunhou a expressão, utilizou essa estratégia para acelerar startups que se tornaram gigantes, como Dropbox e Eventbrite.
Os pontos de uma empresa, que orientam o growth hacking, são identificados pelos KPIs que medem seu sucesso, como tráfego, leads e vendas.
Se o ponto crítico é o tráfego, por exemplo, então o growth hacking transforma esse KPI em experimentos que tenham potencial de atrair mais visitantes para o site com mais eficiência.
Qual a diferença entre o Growth Hacking para outras técnicas de marketing que buscam o crescimento?
Primeiramente, perceba que nem toda técnica mira nos KPIs — muitas empresas perdem tempo e recursos com estratégias que não contribuem para os seus objetivos. O growth hacking, por outro lado, sempre mira nos objetivos.
Mas a principal diferença, está nos esforços em fazer tudo isso da forma mais rápida e menos custosa possível com o método dos experimentos, que validam as hipóteses. O growth hacking quer descobrir portas para crescer com menos custos e mais rapidez.
No entanto, não devemos considerar hacks como truques mágicos. Devemos investir em ferramentas que possibilitem a realização dos experimentos e montar equipes que estejam aptas a encontrar as melhores soluções.
Então, para a realização do Growth Hacking, resumidamente as etapas desse processo são:
Objetivo: definir claramente qual é o objetivo do growth hacking.
Hipótese: elaborar hipóteses a partir de know-how e intuição dos profissionais.
Experimentos: realizar testes que comprovem a eficiência da hipótese.
Ferramentas: utilizar ferramentas de teste, analytics e automação.
Então, o Growth Hacking começa quando um empreendedor encontra uma “brecha” no mercado e:
- Desenvolve uma ideia;
- Cria um produto ou serviço que se encaixa perfeitamente nessa oportunidade do setor;
- Aplica estratégias para atingir um grande número de clientes com menor gasto e maior rendimento possível.
O Growth Hacking se concentra em seguir 3 etapas:
- Obter tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em clientes.
Não é à toa que se assemelha ao Funil de Vendas. As etapas, geralmente, seguidas por Growth Hackers do mundo todo foram baseadas no funil de Dave McClure apresentado abaixo:
(imagem funil)
Mesmo após a venda, as ações continuam. Agora, para fidelizar o cliente e torna-lo um fã da sua marca, que irá continuar comprando e recomendando sua marca pra outras pessoas, ajudando a empresa a manter o crescimento rápido.
Então, o Growth Hacking não está associado apenas ao lançamento de uma empresa, serviço ou produto. Ele deve ser usado para todas as fazes de um negócio.
Como aplicar o Growth Hacking?
Agora que você já entendeu como funciona esse processo, vamos ver de forma simples como aplicar:
- Crie seu produto;
- Faça um teste de viabilidade com suas personas;
- Atualize constantemente seus produtos e serviços;
- Colete feedback dos clientes;
- Otimize seu serviço para atender a novas oportunidades de mercado e demandas de seus clientes;
- Realize testes A / B para identificar melhorias eficazes;
- Mantenha a comercialização de produto ou serviço para promover o crescimento contínuo;
- Acompanhe indicadores o sucesso desses resultados.
Algumas estratégias de Growth Hacking
A maioria das estratégias de Growth Hacking para aumento de conversão são baseadas em ações de marketing digital.
O Inbound Marketing e o marketing de conteúdo são peças centrais desse modelo, oferecendo um bom crescimento com baixo custo.
O marketing de redes sociais se enquadra como uma das ações que oferecem maior alcance de clientes, principalmente, com o investimento na realização de ações de marketing digital com influenciadores.
A produção de conteúdo para blogs traz bons resultados de SEO para rankeamento nas ferramentas de busca, como o Google.
Escrever ebooks e white papers auxilia na captação de leads.
Campanhas de email marketing auxiliam na construção e nutrição de leads.
Para resultados imediatos, as campanhas de links patrocinados devem ser incluídas em um plano de Growth Hacking.
Por que fazer growth hacking?
Existem 3 principais motivos pelos quais aplicar o Growth Hacking na sua empresa:
- O crescimento vem da soma de vários crescimentos pequenos
Hacks milagrosos são muito raros; em vez de tentar achar aquela bala de prata que vai fazer sua empresa crescer rapidamente da noite para o dia, é melhor buscar várias soluções com taxas de crescimento mais “realistas”.
No final, o somatório dessas várias melhorias vai levar a um crescimento exponencial.
- Possibilita rodar vários experimentos ao mesmo tempo
Experimentos demoram: é preciso uma grande quantidade de dados para dar a eles alguma relevância estatística. E para colher os resultados, é preciso tempo. Por isso, se você não rodar experimentos em paralelo, vai demorar muito para obter todas as análises necessárias.
Além disso, é preciso levar em conta que a maioria dos experimentos falha, então é preciso realizar vários até que se consiga de fato encontrar uma melhoria.
- Acumula aprendizado e gera mais ideias para otimização
A estruturação de um processo possibilita a geração de aprendizado. Mesmo quando um experimento não traz resultados positivos, é possível aprender com ele e pensar em novas formas de melhoria.
Agora que você já está por dentro do que é o Growth Hacking e as principais etapas desse processo, conta para a gente: está considerando implementar na sua empresa?
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