Por que o funil ajuda nas vendas da sua empresa? Entenda o que é o funil de vendas!

Funil de Vendas

Quando você vai estruturar o business plan da sua empresa, você precisa entender e dominar os conceitos do Pirate Funnel, o famoso funil de vendas.

E por que ele é tão importante para o seu empreendimento? Pois ele te dará um panorama da jornada de compra do seu potencial cliente. Entenda mais:

O que é o funil de vendas?

Resumindo, o funil de vendas, conhecido como Pirate Funnel (ou AARRR), é o processo que o seu cliente passa desde o primeiro contato com a sua empresa até o fechamento do negócio ou compra de um produto.

Funil de vendas
Funil de vendas no marketing

Primeira etapa: Awareness

Awareness é um termo bem cunhado no meio do marketing, principalmente do marketing digital e significa conhecimento, ao pé da letra. 

É a primeira etapa do funil e consiste no primeiro contato que o seu buyer customer terá com a sua marca, ou seja, como ele conhecerá o seu produto/serviço.

Nela você pode produzir conteúdos chamativos e que atraiam a atenção das pessoas. Os criativos dos seus anúncios precisam passar uma mensagem concreta e que desperte algo na pessoa.

É uma etapa importante para você pensar em quais canais a sua companhia estará e como você vai estruturar a comunicação dela nas respectivas mídias.

Acquisition (Aquisição)

A segunda etapa de aquisição será onde você vai transformar o seu buyer customer em lead. 

Então primeiro, a pessoa gostou do seu conteúdo e do que você tem a oferecer para ela. Sua marca despertou algo na pessoa que ela nem necessariamente pensava que precisava. 

E agora você precisa coletar o contato desta pessoa. Aqui entra a segunda etapa de aquisição. Será onde você vai transformar o seu buyer customer em lead. 

Os dois primeiros campos do funil são conhecidos como ToFu (Top of the Funnel) e é nela que você vai produzir: conteúdos relevantes nas mídias sociais, e-books, infográficos, que para acessá-los, as pessoas precisarão te fornecer um contato.

Activation (Ativação)

A terceira etapa é a de ativação deste lead. Aqui, você precisa ter cuidado na hora de gerir este lead. É importante que você dê dicas técnicas sobre seu produto, ou serviço e não seja insistente.

A insistência fará com que o lead vá para outro canal, para procurar o que precisa.

Os melhores termômetros para você identificar se o seu lead foi ativado são:

  • Assinatura de uma newsletter;
  • Baixar um conteúdo, como por ex: um e-book;
  • Retorno ao seu site ou rede social com comentários;
  • Utilização de uma feature;

Algumas táticas importantes para a ativação do lead são:

  • Conteúdos de qualidade nas redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Nutrição de leads;
  • Webinars;
  • Lives;
  • Newsletter;

Algumas ferramentas do mercado, podem ser muito úteis na aplicação de todas essas etapas. Uma delas que indicamos é a RD Station.

Retention (Retenção)

Esta é uma das etapas mais importantes dentro do funil, pois você precisa ter atenção e nutrir os leads que já passaram pelas outras etapas.

É nesta etapa que você irá medir se o seu lead realmente se interessou pelo seu produto/serviço.

Aqui você vai mensurar se ele está retornando ao seu site, se ele está engajando com os seus conteúdos, se ele adicionou produtos ao carrinho e abandonou (que aliás, é um comportamento muito recorrente) ou se ele respondeu algum de seus e-mails.

Revenue (Receita)

A quinta etapa do funil é a de receita, onde você irá oferecer algumas possibilidades para este lead, que sejam atrativas para que ele feche o negócio rapidamente.

Algumas delas são:

  • Descontos;
  • Cupons;
  • Planos anuais;
  • Cross-sells;
  • Up-sells;
  • Oferta por tempo limitado;
  • Garantias e suporte;

Concentre aqui sua flexibilidade e esteja apto a fechar uma venda.

Referral (Recomendação)

Por último, mas não menos importante, temos a etapa de recomendação, que é onde criamos os famosos advogados de marca. Ou seja, clientes que realmente amam os seus produtos ou serviços e estão dispostos a “batalhar” por eles.

Um exemplo bom para isto são as marcas Adidas e Nike. Você já deve ter presenciado uma discussão onde duas pessoas gostam mais de uma das marcas do que da outra e a defendem fervorosamente. Pois então, este é o sentimento que as marcas devem fomentar.

Com um bom produto/serviço, um ótimo atendimento e com benefícios, claramente o seu cliente vai se tornar um recomendador constante da sua empresa.

Agora que você entendeu a importância do funil de vendas, entre em contato conosco e saiba mais sobre o que você precisa para começar a sua estratégia de vendas. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:

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Leia nosso artigo anterior: Entenda o que é o Growth Hacking e o que você precisa saber sobre ele

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