Naming: a essência de uma marca

Naming a essência de uma marca

Naming, significa ao pé da letra “nomear”. Mas quando se trata de uma marca, vai muito além disso. 

O processo de criação de um nome perfeito para uma marca traz um conjunto de conceitos e significados, que causam associações inconscientes e imediatas para quem o ouve ou lê. 

O naming então, é responsável pela primeira impressão que sua marca causa. E como dizem, a primeira impressão é a que fica. 

Imagem de personagem de série dizendo "say my name" ("diga meu nome")

 

Afinal, o que exatamente significa Naming?

Na comunicação, chamamos de Naming todos os processos e técnicas de criação de um nome para uma marca. 

Falando brevemente sobre semiótica, as palavras despertam nas pessoas associações, significados e emoções diferentes. 

Então é imprescindível que o nome da sua marca, gere associações positivas, que retratem as qualidades e atributos da sua marca. 

É um processo complexo, que demanda muito estudo sobre público, conceito, objetivos, diferenciais, valores, posicionamento, problemas que pretende solucionar.

 

Quais os principais elementos na criação de um nome perfeito para minha marca? 

 

O nome deve estar disponível

É essencial que sua marca não seja confundida com outras. Seja criativo nesse processo e garanta um nome exclusivo e inconfundível!

 

 

Poder de causar impacto

Crie um nome original, diferente dos outros, com algo especial que é só da sua marca.

Personagem de desenho animado Coiote acendendo uma bomba, que explode e o queima

 

Escolha um nome fácil de lembrar

 

Você quer um nome que as pessoas tenham na ponta da língua. Portanto, escolha um nome curto, que entre facilmente na mente do consumidor.

 

O som deve soar agradável

O nome deve soar bem aos ouvidos e ser pronunciado naturalmente. A audição aumenta a confiança mútua, favorece a calma, limita os erros, e dessa forma, aumenta a produtividade.

 

Pense nos significados das palavras

Procure se o seu nome tem algum significado específico em expressões, gírias ou outros idiomas.

 

Palavras em outras línguas

Falando em outros idiomas, uma técnica muito utilizada é pesquisar uma palavra de grande significado para sua marca em outros idiomas. Essa técnica abre um leque ainda maior de possibilidades, podendo resultar em um nome autêntico, de boa sonoridade e cheio de significado.

 

Tipos de Naming

Além das técnicas, é importante saber que existem diferentes tipos de naming, que classificam e facilitam muito a criação do nome.

 

Descritivos

São nomes que revelam a natureza do seu negócio, por exemplo Banco do Brasil.

 

Patronímicos

Faz alusão aos nomes de marca baseados em nomes de pessoas, seja do fundador, inventor ou dono da patente, por exemplo Nestlé (Henri Nestlé, fundador da empresa).

 

Inventados

São nomes formados por palavras que não existem. A vantagem é que são nomes únicos, que ganham força na mente das pessoas, por exemplo Google.

 

Toponímicos

Remetem ao local de origem da empresa ou produto. Por exemplo Nokia, a cidade de seu criador, que fica na Finlândia.

  

Nomes metafóricos

Diferente dos descritivos, os nomes metafóricos revelam indiretamente a natureza de um negócio. Por exemplo Mustang. A palavra vem da raça de cavalos Mustang, e associa a elegância e rapidez desses cavalos com os carros.

 

Nomes encontrados

São palavras que já existem e as marcas podem aproveitar os significados já existentes dessas palavras. Por exemplo a empresa de telefonia Oi, que em seu nome faz alusão à simplicidade da comunicação através de seus serviços.

 

Nomes artificiais

Engloba neologismos, oriundos de palavras totalmente novas. Podem ser onomatopeias, pedaços de palavras existentes ou junção de palavras. Por exemplo Lego (significa “brincar bem” e veio da fusão de duas palavras dinamarquesas: “leg godt”).

 

Siglas

As siglas podem ser utilizadas para simplificar nomes muito extensos. Podem ser siglas de nomes de pessoas, ou outras frases. Por exemplo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

 

Percebemos então que o processo de Naming é muito mais complexo do que simplesmente escolher um nome que lhe parece legal. Existem questões muito mais profundas a serem analisadas.

 

Agora que você sabe o que é Naming e as principais etapas desse processo, você já tem uma outra visão de como realizar esse processo. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:

 

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Leia nosso artigo anterior: Desmistificando o SMO (Social Media Optimization)

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