Hoje iremos falar sobre um tema muito comentado na internet e requisitado pelas principais empresas que pretendem ter o seu site no topo dos mecanismos de busca, a importância do SEO – Search Engine Optmization, que em português significa: otimização para os motores de busca. Já comentamos um pouco mais sobre o termo especificamente no nosso outro texto, aqui no blog, dá uma olhada 😉: “25 termos do marketing ditigal que você deve saber”. Hoje iremos lhe mostrar qual é a importância do SEO para o seu site, vamos lá?
Por que é importante que o SEO do meu site esteja lapidado?
Porque os crawlers (bots) do Google e de qualquer outra plataforma de busca, irão identificar todos estes elementos que estão indexados ao seu site e caso estejam todos dentro das normas colocadas pela plataforma, eles rankeiam o seu site em uma melhor posição nas buscas. E sim, o ideal é que você tenha um profissional capacitado para usar as nomenclaturas corretas dentro deste processo.
Cuidado, SEO também tem métricas de vaidade…
Sim, isto mesmo que você leu. Não adianta nada, por exemplo: um projeto de SEO ter mais de 50 mil palavras-chave indexadas, um tráfego orgânico em seu site de mais de um milhão de acessos e o seu negócio não ter convertido nenhum cliente através desta campanha. Então cuidado com as métricas de vaidade que podem atingir qualquer área da web.
Entendendo o mecanismo
O usuário do Google pode ser eu, você, sua tia, ou qualquer pessoa que tem a intenção de pesquisar algo dentro da plataforma. Então por exemplo: este usuário quer resolver um problema ou sanar alguma dúvida, tipo aquelas dúvidas que surgem no boteco de quantos anos fulano tem, saca? Pois bem, voltando ao exemplo, este usuário buscou – “quero vender mais na internet” – automaticamente aparecerão alguns anúncios pagos e os primeiros sites rankeados pelo Google, que tratam do tema com autoridade (guardem esta palavra). Estes primeiros sites a aparecerem tem uma ótima autoridade com o Google, ou seja, os crawlers identificam que este site é bem quisto por outros usuários.
E não, não é somente de acessos que fazem com que o seu site esteja no topo. Algumas coisas são necessárias:
- Bom tráfego;
- Desempenho dos seus conteúdos;
- Blog;
- Backlinks;
- Saúde do seu site;
Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre estes assuntos.
Ter um tráfego bom
Ter um tráfego bom, não significa ter grandes números. Devemos analisar se estes números estão sendo convertidos, ou não, dentro da nossa estratégia de SEO. Veja o exemplo a baixo:
Observe que dentro deste site obtivemos um aumento de impressões em quase 200%. Porém, se estas impressões não geraram conversões, não adiantam nada, ou seja, estes números só servem para métricas de vaidade…
Algumas ferramentas auxiliam na medição de conversões, como por exemplo a RD Station, Hubspot ou a Mailchimp. Caso você não tenha verba para investir nestas plataformas, utilize as ferramentas do Google, pois elas trazem todos estes dados, do jeito que você preferir. Nós utilizamos o Google Search Console e o Google Analytics, por exemplo.
Outra fonte de dados importante para medirmos o tráfego são as:
Páginas por sessão, duração média de visita e taxa de rejeição
São indicadores essenciais para vermos se estamos atingindo o público correto.
Desempenho dos conteúdos
Entenda se o conteúdo que você está produzindo está sendo direcionado à sua persona, ou seja, ao seu púbico-alvo. Observe o comportamento do seu mercado e produza conteúdos que sejam relvantes para o seu consumidor. Utilize estas ferramentas que citamos anteriormente para medir se as páginas do seu blog, ou de qualquer outro conteúdo que esteja dentro do seu site, está tendo acessos.
Um ponto importante é que não basta criar conteúdos por criar. É necessário entregar algo que agregue conhecimento para o seu consumidor.
Mas como analiso o desempenho dos conteúdos?
- Analise o tempo de permanência do usuário;
- A taxa de rejeição;
- Atratividade do CTR (título do seu post no blog);
- E o comportamento do usuário. Se ele comenta, compartilha ou entra em contato;
Blog
Já que estamos falando de desempenho de conteúdo, é crucial falarmos de blog, porque é a sessão principal do seu site para divulgação dos conteúdos.
Alimentar o blog, pelo menos uma vez por mês, trará bons resultados para o seu site, em termos de buscas no SEO, pois os crawlers dos buscadores entendem que seu site é bem frequentado. Claro, se trouxer temas que agreguem o dia a dia do seu público.
Então vamos te dar algumas dicas em bullet points para que você produza bons textos:
- Crie um título atrativo e que chame a atenção do seu público;
- Escreva de maneira fácil para que as pessoas compreendam o que diz;
- Separe seu texto por temas, assim como fazemos neste post, por exemplo;
- Coloque imagens ou gifs;
- Use links internos, ou seja, cite os textos anteriores que você já produziu;
- Utilize bons CTAs (Call to Action) no final do texto para chamar o seu usuário para alguma ação;
- Utilize boas palavras-chave;
Backlinks
Os backlinks são essenciais para que a sua estratégia de SEO tenha um bom desempenho. Mas o que são?
Podem ser links internos, como já dissemos. Eles irão deixar o seu usuário por mais tempo dentro do seu site. Podem ser links externos, ou seja, outros sites que tenham a ver com o seu negócio, mencionando o seu, entre outros… (traremos um post, mais pra frente, especificamente sobre eles).
Mas por que eles são importantes? Porque alguns motores de busca, dão mais créditos aos sites que tiverem uma boa quantidade de backlinks, considerando que é um site que tem uma boa autoridade e que é bem acessado.
Saúde do seu site
Veja se a saúde do seu site está em dia, porque se não estiver, ela pode acabar barrando as buscas do seu site. Para isto, é necessário abrir uma auditoria. Com ela você vai observar:
- Quais erros que estão dando no site;
- Quais links e páginas podem estar quebradas;
- O que é necessário para aumentar o desempenho do site;
E como faço uma auditoria? As ferramentas Google já identificam quais são os problemas que o seu site pode estar enfrentando, mas existem ferramentas específicas que podem te auxiliar:
- SEMrush;
- Ahrefs;
- Screaming frog;
- Pagespeed Insights;
Concluindo…
Verifique tudo isto e trace um bom planejamento para o SEO do seu site. Se você não tem tempo para acompanhar e criar uma estratégia para o seu site, procure uma agência que te auxilie. Nós temos profissionais capacitados para te ajudar!
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