Tráfego Digital – Entenda a origem dos acessos no seu site

Computador que ilustra um gráfico do tráfego digital em seu site

O tráfego digital é basicamente a parte mais essencial para que o seu site seja encontrado na internet. Resumindo, sem ele, seu site não terá visitantes e consequentemente, será basicamente inútil. Neste artigo, iremos lhe mostrar as diferenças de tráfego que o seu site recebe e como você pode fazer uma análise dele para mudar o mindset de suas vendas.

Pra começar, o que é tráfego:

O tráfego nas mídias sociais se resumem a qualquer tipo de movimentação de usuários que navegam nas páginas do seu site. Assim como o tráfego de trânsito, que diz respeito à circulação dos veículos, o digital é o fluxo de usuários.

Muitas pessoas dizem que é importante que você tenha um blog no seu site, mas não sabem a real importância desta ferramenta. Simples: o blog é um gerador de tráfego. Com os seus artigos, você levará mais users para as páginas do seu site e com isto, aumentará as chances de conversão dos seus produtos ou serviços.

Lembre-se, quanto mais gente lendo seus conteúdos, melhores serão seus resultados 😉🚀. Agora, vamos direto ao ponto, fazer com que você entenda a diferença entre os tipos de tráfego.

1 – Tráfego Orgânico (Organic Search)

O tráfego orgânico vem diretamente dos buscadores, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Ou seja, é quando as pessoas chegam ao seu conteúdo sem que você precise pagar para que elas tem acesso.

É a melhor maneira para que você evolua a parte de SEO do seu site. Principalmente se você otimizar todos as páginas e os textos do seu blog. Isto é fundamental!

Para você achar mais facilmente o tráfego orgânico do seu site nas suas métricas no Google Analytics, recomendamos que acesse a parte de Aquisição e vá até a parte de Palavras-chave orgânicas ou acesse a Visão Geral, lá você encontrará gráficos que lhe dirão da onde chegam seus visitantes.

Gráfico de Analytics do tráfego digital no site

2 – Tráfego Pago (Paid Search)

Para quem já mexe com campanhas pagas na internet, já sabe o que significam os anúncios patrocinados, e o tráfego pago é oriundo disto, nada mais, nada menos.

Os tipos de plataformas mais utilizadas para você gerar tráfego pago são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads (Que já engloba tanto Facebook, quanto Instagram).

Porém, você deve estar se perguntando por que alguém paga por isso, já que é possível conseguir tráfego orgânico através de uma boa estratégia de SEO.

Porque SEO é algo que exige conhecimento e demanda muito tempo. Ser bem ranqueado no Google não acontece do dia para noite. Há uma série de fatores que existem para você ganhar autoridade nos buscadores.

Já o tráfego pago é imediato, pagou, gerou. Montar uma campanha estruturada e bem segmentada trará muitos resultados para a circulação de usuários no seu site.

Gif homem piscando para tráfego pago

Se você está em dúvida do que é SEO, este artigo irá te ajudar: A Importância do SEO

3 – Tráfego de Referência (Referral)

O exemplo crucial para este tipo de tráfego é: quando você está procurando um produto, pede a indicação de um amigo seu e acaba tomando uma ação de compra. O mesmo vale para o tráfego de referência.

Quando um site que você conhece e que tem confiança nos conteúdos que ele publica, faz referência a outro site, através de um link e você clica, isto chamamos de tráfego de referência. O termo técnico para isto no Google é o backlink. Quanto mais backlinks você tiver, melhor será a performance do seu site nos buscadores, pois os crawlers (25 termos do marketing digital que você deve saber) irão identificar que o seu site é bem quisto no seu meio.

Quando você insere links para páginas externas nos seus artigos, por exemplo, isto tem o nome de links de saídaQuando alguém insere o link do seu site nos artigos dele, isto tem o nome de links de entrada.

Porém, há outro conceito que você deve levar em conta no tráfego digital. Os internal links (links internos)Quando você insere um link do seu próprio site dentro de algum artigo, como fizemos mencionando nosso outro post acima, por exemplo.

4 – Tráfego Direto (Direct)

Antigamente, os mecanismos de busca não existiam. As pessoas digitavam a URL inteira no navegador, o saudoso www. Hoje em dia, todo mundo pesquisa no Google, por exemplo, e pronto, achou o site!

O conceito de tráfego direto é exatamente a pessoa digitar a URL do seu site no navegador e acessar “diretamente”. Não existe nenhum terceiro componente que levou o usuário para o seu site.

Ultimamente é um tipo de tráfego raro. Ele ocorre quando as pessoas geralmente já conhecem uma marca e já sabem o domínio e querem acessar diretamente. Ocorre também, quando a pessoa tem a página favoritada no navegador.

Gif de brinquedo dizendo bem-vindo ao meu site

5 – Tráfego Social (Social)

Simples, o tráfego social que vem das redes sociais, dos links que você compartilha do seu site no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.

As redes sociais são um apoio muito grande para aumentar o tráfego do seu site e contribuem muito para o crescimento da autoridade com os buscadores. Quando você produz um conteúdo de qualidade nessas redes, você fideliza uma parcela do seu público e com certeza eles acessarão os artigos do seu site se agregarem ao cotidiano deles.

Quando as pessoas compartilham seus links nas redes sociais, elas estão automaticamente gerando backlinks para determinado conteúdo do seu site e o seu tráfego digital irá aumentar.

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6 – Tráfego de E-mail Marketing

Estratégias de e-mail marketing são fundamentais, em todos as instâncias. Em questão de tráfego, funciona muito bem! As pessoas tendem a clicar mais no link que você mandar, porque elas deram a permissão para receber aquele determinado conteúdo. Por isso, crie uma newsletter para o seu blog, por exemplo. Fazendo isto, você conseguirá fidelizar um grupo de usuários e sempre enviará conteúdos para eles.

Agora que você sabe quais são todos os tipos de tráfego digital, você pode começar a traçar uma estratégia para atingir sua persona. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:

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Leia nosso artigo anterior: O que você precisa para começar seu podcast: Guia Completo

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