Desmistificando o SMO (Social Media Optimization)

SMO (Social Media Optimization)

Vivemos numa era digital. Hoje para uma marca, é imprescindível ter uma presença forte e consolidada nas redes sociais. O SMO (Social Media Optimization), consiste em otimizar e maximizar o impacto de suas redes sociais para ampliar a estratégia digital de uma marca.  

O SMO possibilita redução dos custos totais de marketing, aumento do alcance de uma marca, maior reconhecimento dessa marca e uma amplificação da abordagem de SEO (Search Engine Optimization).

Gif de um menino fazendo joinha com as mãos e textos escrito "like"
 

Afinal, o que exatamente é o SMO (Social Media Optimization)?

Ao pé da letra, significa Otimização das Mídias Sociais. Consiste em um conjunto de técnicas específicas, que utilizam as redes sociais como um catalisador para aumentar a relevância do seu conteúdo nas redes sociais, para que esse conteúdo seja encontrado, e a partir disso, o engaje de maneira espontânea com o público da marca. 

Para entender o SMO, precisamos entender o crescimento extraordinário que as redes sociais vêm mostrando nos últimos anos. Segundo dados do Instagram Business, 60% das pessoas usam o app para encontrar novos produtos e 90% seguem ao menos uma marca.

A partir disso, as redes sociais vêm se tornando peças essenciais nas estratégias de marketing. 

Então, com essa tendência de investimento em redes sociais por parte das empresas, o Google adaptou seu algoritmo para considerar o engajamento da sua página como fator de classificação.

Então, além das técnicas padrão como o SEO, por exemplo, agora é preciso se preocupar com a interação que seu conteúdo provoca nas pessoas. Ou seja, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos seu conteúdo tem, mais interessante o Google te considera, dessa forma, dando prioridade em direcionar o seu conteúdo para as pessoas, no lugar de conteúdos similares. 

Quais os benefícios de aplicar o

SMO (Social Media Optimization)?

Através das redes sociais, você vai conseguir fazer a divulgação do conteúdo da sua empresa, assim aumentando seu alcance. 

Empresas que conseguem se comunicar da maneira certa com seu público nesse ambiente, alcançam seus objetivos, não só em curtidas e comentários.  

Mais detalhadamente, temos alguns benefícios principais que o investimento em SMO pode trazer. Confira eles abaixo:

Redução do custo total em marketing em redes sociais

Dentro de uma gestão de marketing eficiente, sempre deve estar previsto um orçamento que contemple estratégias para atrair clientes e, claro: geração de leads.

Para ampliar essa eficiência, devemos nos atentar a estudos de comportamento do consumidor, características e interesses, já que os anúncios funcionam com uma ferramenta de segmentação, direcionando o conteúdo a um público específico. 

Dessa forma, você pode fazer o seu público vir até você, não o contrário. 

Então, seja o acesso orgânico, seja ele gerado por anúncios, o fato é que a aplicação de técnicas de SMO aumenta as probabilidades de alguém se interessar pelo conteúdo oferecido pela página. Consequentemente, o retorno sobre investimento se torna maior, o que diminui o custo total do marketing voltado para redes sociais.

Gif mostra algumas cédulas de dinheiro sobre uma táboa de cortar carne, e uma pessoa cortando as cédulas em vários pedacinhos

Alinhamento do conteúdo

Ao aplicar estratégias de marketing digital, é importante diversificar os canais onde os conteúdos são postados. Ainda assim, de nada adianta essa diversificação se os canais não são integrados. Temos que definir o conteúdo de forma coerente, tanto na mensagem que é passada quanto na identidade visual desses canais. 

Assim, preocupar-se com a otimização de suas redes sociais facilita consideravelmente essa integração. Isso porque o SMO pode estabelecer as melhores práticas para a gestão das suas páginas, garantindo a entrega de qualidade. Além disso, você pode direcionar posts do seu blog ou site, para seu perfil nas redes sociais, por exemplo, garantindo um tráfego qualificado e fazendo o máximo de aproveitamento dos seus investimentos na área. 

Maximização da interação e engajamento com o público

Hoje em dia, a relação entre a marca e seus clientes é um fator cada vez mais fundamental para o sucesso do negócio. Isso porque o público atual enxerga as empresas como igual e, portanto, exige sua humanização.

E as redes sociais, são os melhores aliados para criar esse relacionamento com o público, além de possibilitar uma segmentação eficiente em levar seu anúncio ou sua mensagem à pessoas que realmente estão interessadas naquele conteúdo.

Dessa forma, sua marca conquista reconhecimento e interação de forma eficaz, aumentando seu engajamento e aumentando seu público durante o processo. 

Gif de notificação de like do instagram aumentando rápidamente o numero de curtidas

Quais são as principais diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?

O marketing digital está munido com muitas ferramentas, o que pode gerar um pouco de confusão com tantas siglas. 

O SEO é a mais conhecida. Consiste em um conjunto de técnicas para otimização orgânica de ranqueamento de um site ou blog. Para saber mais detalhadamente do que se trata e sua importância, clique aqui.

Já o SEM, conta com uma abrangência mais ampla do que o SEO. O Search Engine Marketing, traduzido como Marketing para Mecanismos de Buscas, contempla todas as técnicas — pagas ou orgânicas — empregadas para otimizar os resultados em buscadores. Sua fundamental diferença do SEO, é que o SEO foca em pontos como escaneabilidade e uso de palavras-chave, enquanto o SEM pode incluir práticas como campanhas no Google Ads ou links patrocinados.

A mesma relação entre o SEM e o SEO, é SMM com o SMO. A estratégia conhecida como Social Media Marketing, possibilita o uso de campanhas pagas nas redes sociais, utilizando a publicidade das plataformas para atingir seus clientes e levar visibilidade e posicionar sua marca. 

Quais as principais técnicas de

SMO (Social Media Optimization)?

Agora que você já descobriu que o SMO é uma estratégia importante para sua marca, vamos conhecer suas principais técnicas. 

Descubra o melhor horário para postar

É essencial procurar descobrir os melhores dias e horários para postar em cada uma das redes sociais. Não existe uma fórmula mágica para descobrir os horários, nos resta fazer muitos testes para descobrir em quais dias e horários, seu público mais interage. 

Encontre a frequência ideal de postagem

Além dos melhores dias e horários para postar, é importante se atentar à frequência ideal. Postar pouco pode ocasionar no esquecimento da sua marca, já postar muito, pode saturar seu público e ocasionar em um deslike na sua página. Procure um equilíbrio na publicação das postagens. 

Reutilize o conteúdo de forma estratégica

É preciso reutilizar seu conteúdo de maneira inteligente. Aquele artigo para o qual você dedicou muita pesquisa e tempo pode servir como base para produzir conteúdos em outros formatos, como infográficos, webinars e e-books. Dessa forma, você distribui melhor o foco do seu material.

Faça um conteúdo compartilhável

Incentivar o compartilhamento do seu conteúdo, é fundamental para aumentar o alcance da publicação e o engajamento com seu público. A criação de conteúdos virais é uma estratégia bastante adotada pelas marcas. Porém, é preciso ter o cuidado de não forçar a barra, para não sinalizar o público que você busca viralização, pois pode ter o efeito contrário do esperado. 

Barak Obama acenando positivamente com a cabeça

Agora que você já conhece bem o SMO e a relevância dele para sua marca, conta pra gente como você tem aplicado estratégias nas suas redes! 😀

Agora que você sabe o que é SMO (Social Media Optimization), você conseguirá melhorar suas estratégias. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:

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Leia nosso artigo anterior: Como a experiência de conteúdo vai ajudar o seu marketing digital?

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