Dados que você precisa ter em mente na hora de segmentar uma campanha

Dados que você precisa ter em mente na hora de segmentar uma campanha

É inegável que o digital ganhou muito espaço, tanto para empresas, quanto em números de pessoas que acessam conteúdos, ferramentas e etc. Segundo o IBGE, o público digital no Brasil é de mais o menos 10 milhões de internautas por ano. O site World Internet Stats divulgou que nós estamos em quarto lugar no uso de internet no mundo, com 149,1 milhões de usuários, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Essas informações servem para termos em mente que campanhas e investimento na internet são cruciais. Se sua empresa ou marca está fora da web, você precisa rever isto, dica de amigo 💜. Então vamos direto ao ponto pra você descobrir quais dados você precisa ter em mente na hora de segmentar uma campanha.

O que é uma campanha?

Uma campanha é uma ação que você realiza nas mídias sociais (sendo redes sociais, sites, apps, entre outros) para promover o seu conteúdo e angariar leads, fazer vendas ou fidelizar novos clientes. Nas principais redes sociais, você consegue fazer sua campanha no Facebook Ads (que engloba Facebook e Instagram), LinkedIn Ads e Twitter Ads. No Google, você consegue fazer no Google Ads (antigo Google Adwords). Claro, dá para você criar campanhas em apps também, como por exemplo: Waze.

Impulsionar seus posts ou elaborar estas ações pagas, com certeza lhe trarão um resultado interessante e bem valioso, se você segmenta-las corretamente.

Mais alguns dados que você deve saber

  • 140 milhões de usuários usam redes sociais no Brasil;
  • 85% dos internautas brasileiros ficam online todos os dias;
  • 66% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais;
  • 66% dos internautas brasileiros acessam por dispositivos móveis;

O relatório Digital 19: Brazil, feito ano passado, fruto da parceria entre Hootsuit e We Are Social, aponta que a faixa-etária predominante, que consome muito a internet é dos 18 aos 44 anos. Confira no infográfico abaixo:

Infográfico de público na internet para campanhas
Fonte: Hootsuit e We Are Social

Atenção para todas as possibilidades

É importante você saber que os millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90) não são os únicos a utilizar as redes e a internet. O público idoso está aumentando a cada dia na web, sendo o que mais cresce dentre todos os públicos.

Cada rede tem um tipo de público diferente

Também se atente a estes dados. Cada rede social tem um tipo de público em relação à gênero. No mesmo relatório, eles apontam estes dados:

Gráfico de redes sociais por gênero para campanha
Gráfico de gênero nas Redes Sociais

Claro, estes números são importantes para você ter em mente, mas nunca se esqueça da persona que você traçou de cada tipo de público do seu negócio. Por isso que segmentação é algo tão importante, para atingir o consumidor correto.

Utilize o funil A.I.D.A.R

A.I.D.A.R é uma fórmula utilizada por muito tempo dentro do marketing tradicional e que pode ser transposta para o digital facilmente. Depois que você já definiu quem é a sua persona (seu público-alvo), você pode começar a pensar no funil do A.I.D.A.R e traçar sua estratégia para atingir o seu cliente em potencial. Foque nos dados demográficos, da onde o seu público está vindo, qual a faixa-etária dele, qual é a sua dor, foque no copywriting e storytelling da sua marca, entre outros aspectos. Depois disso, você vai partir para a ação e seguir todas estas etapas do funil. Confira o nosso infográfico abaixo que explica direitinho cada etapa.

 

Técnica AIDAR para campanha - Instagram Lumox
Fonte: http://bit.ly/lumoxagencia

Como fazer uma companha com segmentação precisa

Depois que você traços os tipos de persona (clique na palavra para saber o que ela significa) que o seu negócio atinge, você deve segmentar destas maneiras:

  1. Interesses similares ao seu produto ou serviço;
  2. Localização;
  3. Faixa-etária;
  4. Gênero;
  5. Idioma;
  6. Classe social – sim, é um tema polêmico, mas dentro do Facebook Ads você consegue na aba “Comportamento” e “Dados Demográficos” selecionar os tipos de celulares que seu público possui, se ele viajou recentemente ou contante mente, escolaridade e etc;
  7. Donos de negócios – se o seu produto ou serviço é destinado ao B2B, você pode selecionar aquelas pessoas que são donos de pequenas, médias e grandes empresas;

Agora que você sabe segmentar uma campanha, você pode começar a por a mão na massa. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:

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Leia nosso artigo anterior: Tráfego Digital – Entenda a origem dos acessos no seu site

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing é um trabalho baseado em utilizar patrocínio pago para promover produtos e serviços de uma marca. https://lumox.com.br/2020/06/05/campanha/

 

 

1 thought on “Dados que você precisa ter em mente na hora de segmentar uma campanha”

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