É inegável que o digital ganhou muito espaço, tanto para empresas, quanto em números de pessoas que acessam conteúdos, ferramentas e etc. Segundo o IBGE, o público digital no Brasil é de mais o menos 10 milhões de internautas por ano. O site World Internet Stats divulgou que nós estamos em quarto lugar no uso de internet no mundo, com 149,1 milhões de usuários, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Essas informações servem para termos em mente que campanhas e investimento na internet são cruciais. Se sua empresa ou marca está fora da web, você precisa rever isto, dica de amigo 💜. Então vamos direto ao ponto pra você descobrir quais dados você precisa ter em mente na hora de segmentar uma campanha.
O que é uma campanha?
Uma campanha é uma ação que você realiza nas mídias sociais (sendo redes sociais, sites, apps, entre outros) para promover o seu conteúdo e angariar leads, fazer vendas ou fidelizar novos clientes. Nas principais redes sociais, você consegue fazer sua campanha no Facebook Ads (que engloba Facebook e Instagram), LinkedIn Ads e Twitter Ads. No Google, você consegue fazer no Google Ads (antigo Google Adwords). Claro, dá para você criar campanhas em apps também, como por exemplo: Waze.
Impulsionar seus posts ou elaborar estas ações pagas, com certeza lhe trarão um resultado interessante e bem valioso, se você segmenta-las corretamente.
Mais alguns dados que você deve saber
- 140 milhões de usuários usam redes sociais no Brasil;
- 85% dos internautas brasileiros ficam online todos os dias;
- 66% dos brasileiros são usuários ativos das redes sociais;
- 66% dos internautas brasileiros acessam por dispositivos móveis;
O relatório Digital 19: Brazil, feito ano passado, fruto da parceria entre Hootsuit e We Are Social, aponta que a faixa-etária predominante, que consome muito a internet é dos 18 aos 44 anos. Confira no infográfico abaixo:
Atenção para todas as possibilidades
É importante você saber que os millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90) não são os únicos a utilizar as redes e a internet. O público idoso está aumentando a cada dia na web, sendo o que mais cresce dentre todos os públicos.
Cada rede tem um tipo de público diferente
Também se atente a estes dados. Cada rede social tem um tipo de público em relação à gênero. No mesmo relatório, eles apontam estes dados:
Claro, estes números são importantes para você ter em mente, mas nunca se esqueça da persona que você traçou de cada tipo de público do seu negócio. Por isso que segmentação é algo tão importante, para atingir o consumidor correto.
Utilize o funil A.I.D.A.R
A.I.D.A.R é uma fórmula utilizada por muito tempo dentro do marketing tradicional e que pode ser transposta para o digital facilmente. Depois que você já definiu quem é a sua persona (seu público-alvo), você pode começar a pensar no funil do A.I.D.A.R e traçar sua estratégia para atingir o seu cliente em potencial. Foque nos dados demográficos, da onde o seu público está vindo, qual a faixa-etária dele, qual é a sua dor, foque no copywriting e storytelling da sua marca, entre outros aspectos. Depois disso, você vai partir para a ação e seguir todas estas etapas do funil. Confira o nosso infográfico abaixo que explica direitinho cada etapa.
Como fazer uma companha com segmentação precisa
Depois que você traços os tipos de persona (clique na palavra para saber o que ela significa) que o seu negócio atinge, você deve segmentar destas maneiras:
- Interesses similares ao seu produto ou serviço;
- Localização;
- Faixa-etária;
- Gênero;
- Idioma;
- Classe social – sim, é um tema polêmico, mas dentro do Facebook Ads você consegue na aba “Comportamento” e “Dados Demográficos” selecionar os tipos de celulares que seu público possui, se ele viajou recentemente ou contante mente, escolaridade e etc;
- Donos de negócios – se o seu produto ou serviço é destinado ao B2B, você pode selecionar aquelas pessoas que são donos de pequenas, médias e grandes empresas;
Agora que você sabe segmentar uma campanha, você pode começar a por a mão na massa. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:
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Leia nosso artigo anterior: Tráfego Digital – Entenda a origem dos acessos no seu site
O que é uma campanha de marketing?
Uma campanha de marketing é um trabalho baseado em utilizar patrocínio pago para promover produtos e serviços de uma marca. https://lumox.com.br/2020/06/05/campanha/
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