Vivemos numa era digital. Hoje para uma marca, é imprescindível ter uma presença forte e consolidada nas redes sociais. O SMO (Social Media Optimization), consiste em otimizar e maximizar o impacto de suas redes sociais para ampliar a estratégia digital de uma marca.
O SMO possibilita redução dos custos totais de marketing, aumento do alcance de uma marca, maior reconhecimento dessa marca e uma amplificação da abordagem de SEO (Search Engine Optimization).
Afinal, o que exatamente é o SMO (Social Media Optimization)?
Ao pé da letra, significa Otimização das Mídias Sociais. Consiste em um conjunto de técnicas específicas, que utilizam as redes sociais como um catalisador para aumentar a relevância do seu conteúdo nas redes sociais, para que esse conteúdo seja encontrado, e a partir disso, o engaje de maneira espontânea com o público da marca.
Para entender o SMO, precisamos entender o crescimento extraordinário que as redes sociais vêm mostrando nos últimos anos. Segundo dados do Instagram Business, 60% das pessoas usam o app para encontrar novos produtos e 90% seguem ao menos uma marca.
A partir disso, as redes sociais vêm se tornando peças essenciais nas estratégias de marketing.
Então, com essa tendência de investimento em redes sociais por parte das empresas, o Google adaptou seu algoritmo para considerar o engajamento da sua página como fator de classificação.
Então, além das técnicas padrão como o SEO, por exemplo, agora é preciso se preocupar com a interação que seu conteúdo provoca nas pessoas. Ou seja, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos seu conteúdo tem, mais interessante o Google te considera, dessa forma, dando prioridade em direcionar o seu conteúdo para as pessoas, no lugar de conteúdos similares.
Quais os benefícios de aplicar o
SMO (Social Media Optimization)?
Através das redes sociais, você vai conseguir fazer a divulgação do conteúdo da sua empresa, assim aumentando seu alcance.
Empresas que conseguem se comunicar da maneira certa com seu público nesse ambiente, alcançam seus objetivos, não só em curtidas e comentários.
Mais detalhadamente, temos alguns benefícios principais que o investimento em SMO pode trazer. Confira eles abaixo:
Redução do custo total em marketing em redes sociais
Dentro de uma gestão de marketing eficiente, sempre deve estar previsto um orçamento que contemple estratégias para atrair clientes e, claro: geração de leads.
Para ampliar essa eficiência, devemos nos atentar a estudos de comportamento do consumidor, características e interesses, já que os anúncios funcionam com uma ferramenta de segmentação, direcionando o conteúdo a um público específico.
Dessa forma, você pode fazer o seu público vir até você, não o contrário.
Então, seja o acesso orgânico, seja ele gerado por anúncios, o fato é que a aplicação de técnicas de SMO aumenta as probabilidades de alguém se interessar pelo conteúdo oferecido pela página. Consequentemente, o retorno sobre investimento se torna maior, o que diminui o custo total do marketing voltado para redes sociais.
Alinhamento do conteúdo
Ao aplicar estratégias de marketing digital, é importante diversificar os canais onde os conteúdos são postados. Ainda assim, de nada adianta essa diversificação se os canais não são integrados. Temos que definir o conteúdo de forma coerente, tanto na mensagem que é passada quanto na identidade visual desses canais.
Assim, preocupar-se com a otimização de suas redes sociais facilita consideravelmente essa integração. Isso porque o SMO pode estabelecer as melhores práticas para a gestão das suas páginas, garantindo a entrega de qualidade. Além disso, você pode direcionar posts do seu blog ou site, para seu perfil nas redes sociais, por exemplo, garantindo um tráfego qualificado e fazendo o máximo de aproveitamento dos seus investimentos na área.
Maximização da interação e engajamento com o público
Hoje em dia, a relação entre a marca e seus clientes é um fator cada vez mais fundamental para o sucesso do negócio. Isso porque o público atual enxerga as empresas como igual e, portanto, exige sua humanização.
E as redes sociais, são os melhores aliados para criar esse relacionamento com o público, além de possibilitar uma segmentação eficiente em levar seu anúncio ou sua mensagem à pessoas que realmente estão interessadas naquele conteúdo.
Dessa forma, sua marca conquista reconhecimento e interação de forma eficaz, aumentando seu engajamento e aumentando seu público durante o processo.
Quais são as principais diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?
O marketing digital está munido com muitas ferramentas, o que pode gerar um pouco de confusão com tantas siglas.
O SEO é a mais conhecida. Consiste em um conjunto de técnicas para otimização orgânica de ranqueamento de um site ou blog. Para saber mais detalhadamente do que se trata e sua importância, clique aqui.
Já o SEM, conta com uma abrangência mais ampla do que o SEO. O Search Engine Marketing, traduzido como Marketing para Mecanismos de Buscas, contempla todas as técnicas — pagas ou orgânicas — empregadas para otimizar os resultados em buscadores. Sua fundamental diferença do SEO, é que o SEO foca em pontos como escaneabilidade e uso de palavras-chave, enquanto o SEM pode incluir práticas como campanhas no Google Ads ou links patrocinados.
A mesma relação entre o SEM e o SEO, é SMM com o SMO. A estratégia conhecida como Social Media Marketing, possibilita o uso de campanhas pagas nas redes sociais, utilizando a publicidade das plataformas para atingir seus clientes e levar visibilidade e posicionar sua marca.
Quais as principais técnicas de
SMO (Social Media Optimization)?
Agora que você já descobriu que o SMO é uma estratégia importante para sua marca, vamos conhecer suas principais técnicas.
Descubra o melhor horário para postar
É essencial procurar descobrir os melhores dias e horários para postar em cada uma das redes sociais. Não existe uma fórmula mágica para descobrir os horários, nos resta fazer muitos testes para descobrir em quais dias e horários, seu público mais interage.
Encontre a frequência ideal de postagem
Além dos melhores dias e horários para postar, é importante se atentar à frequência ideal. Postar pouco pode ocasionar no esquecimento da sua marca, já postar muito, pode saturar seu público e ocasionar em um deslike na sua página. Procure um equilíbrio na publicação das postagens.
Reutilize o conteúdo de forma estratégica
É preciso reutilizar seu conteúdo de maneira inteligente. Aquele artigo para o qual você dedicou muita pesquisa e tempo pode servir como base para produzir conteúdos em outros formatos, como infográficos, webinars e e-books. Dessa forma, você distribui melhor o foco do seu material.
Faça um conteúdo compartilhável
Incentivar o compartilhamento do seu conteúdo, é fundamental para aumentar o alcance da publicação e o engajamento com seu público. A criação de conteúdos virais é uma estratégia bastante adotada pelas marcas. Porém, é preciso ter o cuidado de não forçar a barra, para não sinalizar o público que você busca viralização, pois pode ter o efeito contrário do esperado.
Agora que você já conhece bem o SMO e a relevância dele para sua marca, conta pra gente como você tem aplicado estratégias nas suas redes! 😀
Agora que você sabe o que é SMO (Social Media Optimization), você conseguirá melhorar suas estratégias. Gostou do post? Compartilha com os amigos nas redes sociais, comente o que achou aqui embaixo e nos siga:
Instagram> http://bit.ly/lumoxagencia
Facebook> http://bit.ly/lumoxface
LinkedIn> http://bit.ly/lumoxlinkedin
Leia nosso artigo anterior: Como a experiência de conteúdo vai ajudar o seu marketing digital?
Pingback: Naming: a essência de uma marca - Lumox